Reportagem

Aberta a Visitação Eletrônica à Mata de Santa Genebra


A partir do dia 05 de junho, qualquer pessoa com acesso à Internet poderá visitar em detalhes a Mata de Santa Genebra. As visitas à Mata ainda continuam proibidas, mas agora, pela Internet, será possível conhecer mais de 1000 espécies da sua flora e fauna, sua história, sua ecologia, bem como ter acesso a fotos, mapas e imagens de satélite.

O sistema computadorizado reúne também um inventário das pesquisas realizadas e em curso na Mata (mais de uma centena), assim como um inventário dos trabalhos e reportagens publicados. Textos integrais de todos os instrumentos legais de proteção da Mata também constam do acervo eletrônico. O visitante percorre facilmente qualquer tema ou assunto, graças ao hipertexto, segundo seu interesse. Os dados são atualizados de forma permanente pelos técnicos da ECOFORÇA, uma ONG de Campinas que desenvolveu esse trabalho para a Fundação José Pedro de Oliveira, responsável pela Mata de Santa Genebra.

Primeiro município brasileiro interligado a INTERNET, Campinas ganha este presente na semana do meio ambiente. De agora em diante todas as escolas, universidades e entidades interessadas em meio ambiente poderão utilizar e acessar essa base de dados, tanto para pesquisa como para o ensino. Também os pesquisadores e ambientalistas que estudam a Mata de Santa Genebra terão um apoio centralizado a seus trabalhos e um fórum suplementar para difundir seus resultados e iniciativas.

O lançamento foi realizado às 12:00 horas no Núcleo de Monitoramento Ambiental da Embrapa (Parque São Quirino). O Prefeito Municipal de Campinas, José Roberto Magalhães Teixeira, apresentou o sistema para a imprensa e deu uma coletiva, acompanhado do presidente da Fundação José Pedro de Oliveira e pelos pesquisadores que participaram do projeto.

O evento reuniu dois aspectos pioneiros e inéditos no Brasil, tratando-se da primeira reserva natural a dispor de um sistema dessa natureza. Ele deve servir de exemplo para os parques nacionais e reservas ecológicas em todo o Brasil e ilustra o pioneirismo tecnológico e científico da região. A coletiva de imprensa também foi "eletrônica", já que o essencial das perguntas dos jornalistas sobre a Mata de Santa Genebra foram respondidas, diretamente e a cada um, pelo próprio site da Mata de Santa Genebra. O acesso à home page da Mata já pode ser obtido pela URL: htpp://www.nma.br/projetos/mata